A Petrobras assina contratos de R$ 16,5 bilhões para construção e afretamento de doze embarcações de apoio, do tipo Platform Supply Vessel, voltadas para as operações de logística de Exploração e Produção da companhia. Do valor total dos contratos, cerca de R$ 5 bilhões são destinados a investimentos em construção naval no Brasil.
Os contratos anunciados nesta quinta-feira (12) foram firmados com as empresas Bram Offshore e Starnav Serviços Marítimos durante a Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, em Brasília.
Segundo o acordo, as embarcações vão ser construídas nos estaleiros próprios das empresas vencedoras, que serão responsáveis pelo afretamento para a Petrobras.
A modernização da frota de embarcações de apoio faz parte do Plano de Negócios da Petrobras para o período de 2025 a 2029. Os contratos incluem um período de até quatro anos para mobilização e doze anos de operação.
Além disso, o acordo prevê que as embarcações de apoio contem com um sistema propulsivo híbrido, que combina motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel/biodiesel.