Petrópolis e Angra dos Reis recebem projeto-piloto de alerta contra desastres

Residentes em áreas de risco e visitantes que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio

Por Luanna Bernardes

Deslizamento de terra em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As cidades de Petrópolis e Angra dos Reis estão entre as 11 cidades selecionadas no país para receber o projeto-piloto do novo sistema de alerta contra desastres. A nova tecnologia foi criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com quatro grandes operadoras de telefonia. 

O sistema utiliza a rede dos celulares para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.