A Petrobras prevê o investimento de 111 bilhões de dólares nos próximos cinco anos. O investimento total para o quinquênio entre 2025 e 2029 é 9% superior ao volume previsto para o período de 2024 a 2028.
Do total do valor, 77 bilhões de dólares vão ser destinados a exploração e produção, quase 20 bilhões no segmento de refino, transporte e comercialização, 11 bilhões em gás e energia de baixo carbono e 3 bilhões em questões corporativas.
Durante coletiva de apresentação do plano de negócios nesta sexta-feira (22), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou o compromisso por uma transição energética sustentável.
Nós temos absoluta convicção de que é perfeitamente possível conciliar a exploração e produção de petróleo e gás no país com liderança na transição energética justa. Muita gente pergunta isso, 'mas produzir petróleo é compatível, é congruente com transição energética?' E a gente diz que sim.
A previsão é a de que com os investimentos nos próximos cinco anos, sejam gerados 315 mil empregos, diretos e indiretos, e 253,7 bilhões de dólares em tributos.
Além disso, com o objetivo de reforçar a visão a longo prazo, a Petrobras também elaborou o Plano Estratégico 2050, para refletir sobre o futuro do planeta e como a estatal quer ser reconhecida em 2050.
A empresa estabeleceu a meta de chegar a 65% da matriz energética do Brasil em fontes renováveis.
Atualmente, a Petrobras é responsável por 31% da oferta primária de energia no Brasil. Com um aumento previsto de 60% no consumo em 2050, a empresa tem como objetivo manter os 31% de oferta energética.