A Petrobras assinou um acordo com a Águas do Rio - concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário - para que as operações industriais da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e do Polo Gaslub, em Itaboraí, passem a ser abastecidas com águas de reúso.
A técnica é usada para reciclar a água, tornando-a potável.
Um dos maiores projetos de reúso industrial no país, o acordo prevê que o volume de água seja suficiente para abastecer uma cidade de 250.000 habitantes. Com a ação, ainda será possível uma economia de 79 milhões de litros.
Os projetos estão alinhados a agenda ASG - Ambiental, Social e Governança - do Plano Estratégico da Petrobras, e a Agenda 2030, da ONU.
No caso da Reduc, a partir de 2024, a refinaria passará a utilizar exclusivamente água de reúso em seus sistemas industriais - deixando de captar água dos sistemas do Guandu e Saracuruna.
Segundo o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, o avanço corrobora com o compromisso da empresa em reduzir a captação de água doce em suas operações.