Pesquisa aponta que vacina contra a Covid-19 é segura na gravidez

Além disso, os dados ressaltam uma proteção leve, mas consistente, contra o nascimento prematuro

Por Giovanna Faria

Uma pesquisa da Fiocruz Bahia aponta que a vacinação contra a Covid-19, em todos os trimestres da gravidez, é segura e não oferece riscos para o bebê.  

Entre as mães que receberam as vacinas, seja da Pfizer ou Coronavac, não houve aumento significativo de bebês com nascimento prematuro, com baixo peso ou de morte neonatal.  

Além disso, os dados ressaltam uma proteção leve, mas consistente, contra o nascimento prematuro em mulheres que receberam diferentes plataformas de vacinas durante o terceiro trimestre de gravidez.

Uma das pesquisadoras do estudo da Fiocruz Bahia, Pilar Veras, explica que o cruzamento de dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos, de mortalidade e de vacinação contra a covid-19 possibilitaram o avanço do estudo.  

A pesquisa teve coautoria da Prefeitura do Rio, além de usar a base de dados da cidade como principal fonte do material. A análise avaliou mais de 17 mil recém-nascidos no período entre maio e outubro de 2021.  

O estudo foi publicado no International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, da Inglaterra.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.