Pela primeira vez na história um lobo-guará é registrado em vídeo na costa da Região Metropolitana do Rio. A aparição, que ocorreu no último domingo (11), foi filmada em uma fazenda no município de Maricá.
Além do vídeo, o produtor rural João Marcelo Nahoum, de 47 anos, também fez fotografias do animal. O flagrante foi feito a uma distância estimada de 50 metros e mostra o animal caçando e se alimentando de pequenas aves.
O registro foi compartilhado pelo biólogo Izar Aximoff na Internet e rapidamente viralizou nas redes sociais. Especialista em mamíferos, Izar faz parte desde 2015 de uma série de trabalhos que busca catalogar os aparecimentos do maior canídeo da América do Sul em diferentes regiões do estado.
De acordo com Aximoff, o fato do lobo-guará ter sido filmado em uma fazenda indica que ele pode passado por estradas movimentadas. Ainda segundo o pesquisador do Programa de Monitoramento da Fauna de Maricá, a presença do animal em áreas urbanas não representa risco.
Para Izar, o registro é motivo de comemoração e mostra também que distribuição da espécie vem se expandindo além da região do Cerrado.
Uma lista divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade mostrou que o lobo-guará é uma das espécies de animais com ameaça de extinção no Brasil.
Com o flagrante, a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá incluiu a região no Programa de Monitoramento da Fauna no município e vai passar a acompanhar o animal por câmeras, assim como já ocorre com a onça parda, cachorros do mato e quatis.
No fim de agosto, um guará foi encontrado morto em Volta Redonda, no Sul Fluminense, às margens da Rodovia do Contorno. O corpo do animal apresentava indícios de atropelamento.