Razão e emoção. Guerra e amor. Opostos que marcam um diálogo imaginário entre dois grandes personagens da Igreja Católica: São Francisco de Assis e o Papa Francisco. Trazendo a história dos personagens para promover uma reflexão sobre humanidade, a peça 'Entre Franciscos - o Santo e o Papa', chega ao Teatro Domingos Ferreira, no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio. A estreia na cidade está marcada para esta sexta-feira (15), às 19h.
O cenário principal é a lavanderia do Vaticano, espaço construído pelo Papa para atender a população em situação de rua em Roma. O local representa na peça um espaço em que as dores da humanidade precisam ser lavadas. Ao entrar na lavanderia cansado dos problemas do mundo, o Papa Francisco começa a conversar com um homem. Ele não percebe, mas este homem é São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, da natureza e conhecido também por ser o santo dos pobres. A proposta é de que o público veja nos dois personagens a visão de mundo de duas pessoas comuns.
Gabriel Chalita, autor do texto do espetáculo, afirma que a ideia de materializar um encontro imaginário entre os dois Franciscos surgiu ao presenciar uma pessoa em situação de rua sendo cuidada por um idoso parecido com o Papa.
Para Chalita, é importante refletir os caminhos tomados pela humanidade no mundo no teatro.
A direção da obra é de Fernando Philbert. Paulo Gorgulho interpreta o Papa Francisco e César Mello é São Francisco de Assis. A peça conta com patrocínio do Instituto YDUQS e Estácio e fica em cartaz até 7 de abril de 2024, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. A direção de produção é de Guilherme Logullo, a cenografia de Natália Lana, os figurinos de Karen Brusttolin, o desenho de luz de Vilmar Olos e a realização da Luar de Abril.