Comerciantes da Central de Abastecimento do Estado, a Ceasa, em Irajá, na Zona Norte do Rio, esperam que o novo espaço do Pavilhão do Produtor Rural, conhecido como Pedra, inaugurado nesta quarta-feira, desafogue o espaço e crie mais oportunidades para produtores rurais.
Atualmente cerca de mil produtores utilizam a área, que agora ganhou mais 815 pontos de distribuição. Com a inauguração, o governo do estado espera gerar cerca de dois mil novos empregos.
A ampliação da Ceasa é uma demanda antiga de quem trabalha no local comercializando frutas, verduras, legumes, hortaliças, especiarias - tudo produzido somente dentro do estado do Rio.
Os comerciantes da CEASA consideram a inauguração um passo importante para abrir espaços para os produtores, além de gerar novos empregos.
A Caixotaria da Ceasa, onde são armazenados e comercializados pallets e caixas para transporte de mercadoria, também ganhou pavimentação e drenagem. O valor das obras foi de mais de R$ 8 milhões e meio de reais.
Em 2022, um incêndio de grande porte atingiu a Ceasa. As chamas teriam começado na serralheria do espaço e se espalharam para três depósitos de materiais recicláveis, segundo a administração do espaço. Como não havia ninguém no local, a suspeita é de que tenha ocorrido um curto-circuito.