Passageiros tem dificuldade para adquirir cartão Jaé e reclamam da falta de informação

Quem costuma usar o RioCard para acessar os ônibus municipais, BRTs, VLTs e vans, só poderá usar o Jaé a partir de fevereiro

Por Daniel Henrique

Passageiros tem dificuldade para adquirir cartão Jaé e reclamam da falta de informação
Bilhetagem Jaé
Divulgação/Prefeitura do Rio

A menos de um mês para o início da operação do novo sistema de bilhetagem digital Jaé de forma exclusiva nos transportes da cidade do Rio, passageiros seguem com dificuldades para adquirir o novo cartão e reclamam da falta de informação.

Quem costuma usar o RioCard para acessar os ônibus municipais, BRTs, VLTs e vans, só poderá usar o Jaé a partir de fevereiro.

A reportagem da BandNews FM percorreu os pontos de ônibus da Cidade Nova, na Região Central do Rio, nesta quinta-feira (2). De mais de dez passageiros que aguardavam pelos coletivos, nenhum possuía o Jaé.

Para aderir ao novo sistema, existem duas formas: se cadastrar pelo aplicativo ou site oficial do Jaé ou comprar o cartão em uma máquina de atendimento. No entanto, a reportagem não conseguiu concluir a compra nos dois equipamentos instalados no prédio da Prefeitura. Uma delas concluía o pagamento, mas logo em seguida reembolsava o valor. Na outra, não era possível clicar na opção de compra, somente na de recarga.

O aposentado Luiz Alfonso também não conseguiu utilizar as máquinas.

Não, não consegui o Jaé. Tentei duas máquinas até agora, não consegui. Tenho que pagar R$ 4,30, então eu coloco o dinheiro, o dinheiro é devolvido. Aí eu acabei desistindo, insisti umas 3, 4 vezes na máquina, e a máquina não libera o cartão pra mim. Aí eu falei, agora o jeito é tentar pagar em dinheiro agora, quando chegar em fevereiro. Mas eu acho que se eles não prorrogarem isso aí, vai virar um caos. Porque tem muita gente que está tentando e não está conseguindo.

Para quem tem direito a gratuidade, é necessário realizar o cadastro pela Internet e agendar a retirada do cartão, que acontece em onze pontos de atendimento. Um deles também fica dentro da sede da Prefeitura, na Cidade Nova, que estava lotado, com dezenas de idosos, nesta quinta-feira (2). Duas idosas reclamaram da falta de informação e voltaram para casa sem o cartão novo.

Oito horas aqui na fila e não consegui. Depois que a pessoa fica na fila um tempo todo que vem falar que não agenda, só tem que ser por aplicativo, que lá não faz, só para pegar quem está agendado.
É agendar o Jaé, e aí você tem que procurar uma lan-house para marcar o atendimento. É muito difícil, o aplicativo está fora do ar e você tenta, tenta, tenta e não consegue.

Apesar de passar a ser a forma de bilhetagem exclusiva dos transportes municipais, o Jaé ainda não é aceito no metrô, nos trens e nas barcas. No ano passado, durante a apresentação do plano de transição, a Prefeitura disse que estava conversando com as administrações destes transportes para chegar a um acordo sobre a integração, mas ainda não há novas informações.

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou apenas que o prazo para início da operação exclusiva do Jaé está mantido para fevereiro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais