Passageiros reclamam de assaltos em ônibus

Criminosos agem principalmente em linhas que fazem ligação da Baixada até a capital fluminense

Daniel Henrique*

Passageiros de linhas de ônibus que ligam a Baixada Fluminense ao Centro do Rio reclamam da insegurança no trajeto. Na manhã desta terça-feira (26), um coletivo da linha 524B, que liga Nova Aurora, em Belford Roxo, até a Central, foi alvo dos criminosos. Eles entraram no ônibus próximo à sede da Prefeitura, na Cidade Nova, e desceram na Candelária, como conta o motorista José Luiz da Silva.

Os criminosos também agem com truculência contra os passageiros da linha 571C, de Nova Campinas, em Duque de Caxias, até a Central. Uma ouvinte, que preferiu não se identificar, estava no ônibus em um destes assaltos.

Questionada sobre as ações criminosas, a Polícia Militar diz que atua para prevenir e coibir os roubos em ônibus empregando o Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos, que abordam coletivos nos principais corredores de circulação.

A corporação também destacou que apesar dos episódios, houve redução de 16,9% nos crimes de roubo em coletivo na área que abrange a Cidade Nova, em comparação com os primeiros semestres de 2021 e 2022, segundo os dados do Instituto de Segurança Pública. 

Na Baixada Fluminense, segundo o ISP, no primeiro semestre deste ano foram 1.053 episódios de roubos em coletivos. Apesar do alto índice, o número tem 600 registros a menos que no mesmo período do ano passado.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.