Uma parte do Museu Nacional vai ser reaberta no dia 6 de junho de 2024. Ainda não há informações sobre qual exposição vai estar disponível.
A expectativa é de que a restauração completa da estrutura seja apenas em 2026.
A informação foi confirmada pelo diretor do Museu, Alexander Kellner, durante a apresentação do meteorito Santa Filomena, primeira peça a ser incorporada à coleção de meteoritos da instituição após o incêndio de 2018.
Pensando mais dois quilos e oitocentos gramas a peça tem mais de 4 bilhões de anos. O fragmento de corpo celeste foi adquirido pela Associação Amigos do Museu Nacional após uma chuva de meteoritos em 2020 na a cidade de Santa Filomena, em Pernambuco.
A professora Elizabeth Zucolotto, pesquisadora do Museu Nacional, conta que o Santa Filomena foi parar dentro de uma casa em cima da cama e chegou a ser confundido com uma pedra.
Para o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, é fundamental ter o Santa Filomena no acervo para pesquisas sobre o sistema solar.
A pesquisadora Amanda Tosi explica que o meteorito Santa Filomena pode ser descrito como um "fóssil" do Sistema Solar.
Ainda segundo as pesquisadoras, o exemplar passou por um extenso estudo para compreender os processos de formação e eventos ocorridos antes de chegar à Terra.