Parque Nacional da Tijuca vai receber 75 milhões de reais nos próximos três anos

O local inaugura uma nova trilha entre o Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado e o Cristo Redentor

Por Pedro Dobal

Trilha no Parque Nacional da Tijuca
Reprodução

O Parque Nacional da Tijuca inaugura uma nova trilha entre o Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado e o Cristo Redentor.

A promessa é que o percurso de pouco mais de um quilômetro seja uma opção mais segura para os frequentadores. 

O trajeto ainda conta com uma nova atração, o mirante Cartão Postal, que tem visão panorâmica para a Lagoa Rodrigo de Freitas e diferentes pontos da Zona Sul do Rio.

A novidade faz parte de um pacote de investimentos que soma 75 milhões de reais nos próximos três anos. As medidas também incluem obras de infraestrutura, como contenção de encostas, sistemas de drenagem e melhorias na acessibilidade.

Além disso, a partir de agora, uma mudança nos contratos passa a garantir meia-entrada no Cristo Redentor para estudantes, pessoas com deficiência e jovens carentes.

Mas, para muitos visitantes que costumam fazer trilhas na região, a floresta que deveria ser lugar de paz e serenidade em contato com a natureza virou motivo constante de medo e sensação de insegurança. Frequentadores relatam a preocupação com assaltos durante os trajetos.

Em agosto, um homem suspeito de roubar visitantes da Floresta da Tijuca foi preso pela Polícia Civil. Luiz Felipe Souza Bernardo confessou participação em pelo menos três assaltos.

Para fazer transferências bancárias nos celulares das vítimas, os criminosos chegaram a instalar roteadores com internet no meio da mata.

Questionada sobre a insegurança das trilhas, a Polícia Militar disse que emprega agentes no chamado Regime Adicional de Serviço nas principais trilhas do Rio desde 2018. Já a Policia Civil afirmou que investiga todos os casos que são registrados e busca identificar os autores.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.