Um Papai Noel vai distribuir livros aos passageiros do VLT nesta sexta-feira (16). A ação faz parte do projeto "Viaje na Leitura", promovido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
A doação, em comemoração às festas de fim de ano, visa a estimular o hábito de leitura entre os cariocas. Segundo uma pesquisa do SNEL, metade da população brasileira diz não ter lido livros. A outra metade é composta, em grande maioria, por pessoas em idade escolar, ou seja, com leitura obrigatória. É o que explica o diretor do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Dante Did.
Há uma grande parcela da população brasileira que não tem o hábito de leitura. A leitura espontânea, não falando da leitura obrigatória a gente. A leitura espontânea no Brasil ainda tem um índice muito baixo e nós acreditamos que mais leitura significa uma população mais capaz de fazer julgamento, interpretações de contexto
A partir das 9 horas da manhã, os passageiros do VLT carioca vão poder encontrar o Papai Noel, que também é condutor. Delon Aquino passou por uma seleção interna e foi escolhido para percorrer os vagões distribuindo exemplares, vestido de bom velhinho. Ele conta que colocar a fantasia não vai ser uma novidade.
"Eu já me visto de Papai Noel já há cinco anos já. Trazendo aí a felicidade aí pros meus filhos e pros meus sobrinhos. E também é uma oportunidade muito gratificante, né? Porque eu vou poder unir a felicidade as crianças com aprendizado."
A edição natalina do projeto "Viaje na Leitura" deve distribuir cerca de 1000 exemplares.