País deve anunciar parceria com a China no final de março, diz Celso Amorim

Declaração foi dada durante a cerimônia de lançamento do Climate Hub Rio, na tarde desta terça-feira (14) no Museu do Amanhã, na Zona Portuária da Capital Fluminense

Por João Boueri

Eduardo Paes discursou no encerramento do evento
Beth Santos/Prefeitura do Rio

O embaixador e assessor especial da Presidência da República Celso Amorim afirma que o país deve anunciar uma parceria com a China durante a viagem ao país no final de março. A declaração foi dada durante a cerimônia de lançamento do Climate Hub Rio, na tarde desta terça-feira (14) no Museu do Amanhã, na Zona Portuária da Capital Fluminense.  

A iniciativa da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, é um polo de estudos nas áreas de clima e meio ambiente. O Climate Hub deve atuar em fase experimental nos dois primeiros anos com desenvolvimento de projetos de pesquisa. O objetivo também é fazer uma cooperação entre a universidade de Nova York com o Brasil.  

O ex-ministro das Relações Internacionais comentou também que o presidente Lula deve conversar sobre clima, infraestrutura e investimentos com o país asiático. Celso Amorim disse que a parceria com a China pode ser um fundo ou um programa de metas.  

A Prefeitura do Rio patrocina o Climate Hub, por meio de uma parceria publico-privada. A cidade vai investir ao todo cerca de US$ 3 milhões até 2024. A primeira parcela foi paga no ano passado, no valor de US$ 1 milhão.  

A instituição vai funcionar no Columbia Global Center Rio, um dos dez escritórios da universidade. A unidade é sediada há dez anos no Centro do Rio de Janeiro, e deve oferecer bolsas para pesquisadores e cientistas do Brasil, com a nova iniciativa.

Além de ter sido sede da ECO-92 e ter realizado a Rio+20, a capital fluminense foi escolhida também por ser uma cidade costeira e enfrentar problemas, principalmente em decorrência das mudanças climáticas. A capital fluminense será uma espécie de laboratório da iniciativa.

O Prefeito do Rio Eduardo Paes vai participar do conselho técnico do Climate Hub. O político lembrou as chuvas de fevereiro e as complicações na cidade do Rio e, principalmente, no litoral de São Paulo. Paes disse que se uma solução proposta pelo Climate Hub funcionar na capital fluminense, ela com certeza será exportada.

Paes também anunciou o Centro de Financas do Amanhã, que concentrará temas de investimentos sustentáveis, no Centro do Rio.  

O Climate Hub terá quatro atividades principais: ensino; organização de eventos e programação relacionados ao clima, como transição energética, uso da terra e equidade climática; intercâmbio estudantil entre talentos acadêmicos e fomentos de políticas climáticas no mundo.  

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva participaria do lançamento, mas está internada em Brasília, com sintomas de gripe. A titular da pasta foi substituída pela Secretaria Nacional de Mudanças do Clima Ana Toni, que participou de forma remota.

Nos próximos meses, o Climate Hub deve negociar uma possível parceria com o Ministério do Meio Ambiente.  

A abertura lembrou os cinco anos da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que foram executados no dia 14 de abril de 2018.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.