Paes negocia com Haddad financiamento para compra de articulados do BRT

O Prefeito do Rio de Janeiro ainda planeja solicitar estímulos para reforma de estações do sistema

Por Mariana Albuquerque

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Reprodução/Prefeitura do Rio

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, negocia com o Ministério da Fazenda dois financiamentos para a compra de ônibus para o sistema BRT e a reforma das estações, em um valor de mais de 1 bilhão de reais.  

A informação foi divulgada, após a conversa de Paes com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesta segunda-feira (14), Paes participou, em Brasília, do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos.

A proposta de Eduardo Paes é conseguir dois financiamentos: um com o Banco Mundial e outro com a Caixa Econômica Federal. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento afirma que o valor almejado com a Caixa é de R$ 800 milhões. Já o solicitado ao Banco Mundial é de R$ 700 milhões.

Segundo Paes, o valor é o equivalente ao que está sendo investido na recuperação do BRT na capital.

O Rio, como todas as cidades, passou por uma crise grande no setor de transportes. A revitalização do sistema BRT exigiu um investimento muito grande. São bilhões em investimento.

Mesmo com o diálogo com o ministro Haddad, os financiamentos precisam ainda do aval do Tesouro Nacional e da garantia da União. Eduardo Paes afirmou que a cidade do Rio tem a "situação organizada" nas contas públicas e ainda disse ter confiança que os pedidos de financiamento vão ser aceitos.  

Ainda segundo o prefeito, apesar de não ter data firmada para a aceitação ou não do acordo, os trâmites estão "bem encaminhados".  

Nota

Em nota, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento disse que os recursos das operações vão ser investidos na reestruturação do sistema de BRT na cidade e que, dentre as melhorias previstas e já em andamento, estão as reformas de estações e pista, além da compra de ônibus. A próxima entrega de articulados para o sistema, que vai atender a Transbrasil e a Transoeste, têm como prazo máximo novembro.

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