Pacientes denunciam que médicos estariam dificultando o atendimento de beneficiários do plano de saúde Unimed Ferj. Um ouvinte da BandNews FM, procura por um endocrinologista e tentou marcar consulta em três consultórios diferentes. Ele fez contato com prestadores na Tijuca, Bonsucesso e Todos os Santos, na Zona Norte do Rio.
Depois de ouvir de todas as atendendes de que havia agenda, o beneficiário refez as ligações, para os mesmos lugares, mas, dessa vez, pedindo uma consulta particular. Dessa vez, segundo ele, as reações foram diferentes. O ouvinte teve a identidade preservada.
Desde que a Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou que a Unimed-Rio não tinha fôlego financeiro para manter a carteira de clientes, justamente porque já apresentava problemas no atendimento, a Cooperativa migrou os beneficiários para o plano Unimed Ferj. A Federação da Unimed assumiu a dívida assistencial, que hoje está em, aproximadamente, oito bilhões de reais.
Ocorre que por ser uma Cooperativa, os médicos que integram a Unimed Rio, da mesma forma que dividem os lucros anuais, também repartem os prejuízos.
A mudança também passou para a Unimed Ferj a gestão dos hospitais e as unidade de pronto atendimento da empresa.
A medida, autorizada pela ANS, começou em abril. Mais de 452 mil pessoas atendidas em planos de assistência médica e cerca de 33 mil clientes em planos odontológicos foram afetados.
Apesar da mudança, as dificuldades continuaram, também com relatos de dificuldades de conseguir realizar consultas, exames e até acesso ao boleto de pagamento das mensalidades.
Unimed Ferj
Divulgação