Pacientes reclamam de falta de insulina no Programa Farmácia Popular

Os relatos são dos bairros da Pavuna e Olaria, na Zona Norte, Centro da cidade, além de Duque de Caxias e São Joao de Meriti

Por Vinícius Calixto

Programa Farmácia Popular
Elza Fiuza/Agência Brasil

Pacientes com diabetes afirmam que estão há dois meses sem conseguir insulina gratuita pelo Programa Farmácia Popular em diferentes pontos do Estado do Rio. Os relatos são dos bairros da Pavuna e Olaria, na Zona Norte, Centro da cidade, além de Duque de Caxias e São Joao de Meriti, na Baixada Fluminense. 

A farmacêutica Novo Nordisk, principal produtora de insulina no mundo, disse, em comunicado, que há um "cenário desafiador" na cadeia de suprimentos de medicamentos e que "haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, ao longo segundo semestre de 2024". A empresa, no entanto, disse que "o fornecimento dos produtos do SUS não será afetado. 

Apesar da falta de insulina no Programa Farmácia Popular relatada por pacientes, o Ministério da Saúde informou que o abastecimento dos fármacos está regular no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a secretaria municipal de saúde, todas as unidades estão abastecidas com insulina. Questionada sobre a falta de medicamentos grátis nas farmácias, a secretaria de estado de saúde não respondeu. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.