Pacientes que tratam vitiligo no Hospital Federal de Bonsucesso reclamam da falta de material

Segundo relatos, até o meio do ano passado, havia quatro cabines para a aplicação , mas, desde julho, só há duas cabines de fototerapia

Por Gabriela MarinoJoão Tuasco (sob supervisão)

Pacientes que tratam vitiligo no Hospital Federal de Bonsucesso reclamam da falta de material
O procedimento consiste na exposição de raios ultravioleta para controlar doenças de pele
Divulgação

Pacientes que tratam vitiligo no Hospital Federal de Bonsucesso reclamam da falta de equipamentos para realizar fototerapia. O procedimento consiste na exposição de raios ultravioleta para controlar doenças de pele.

Segundo relatos, até o meio do ano passado, havia quatro cabines para a aplicação , mas, desde julho, só há duas cabines de fototerapia funcionando.  

A paciente Fernanda Simões trata de vitiligo há mais de três anos na unidade da Zona Norte. Ela contou que na segunda (6) aguardou mais de duas horas para realizar o procedimento.  
 

Eu esperei umas duas horas para ser chamada para fazer fototerapia. A espera está sendo muito grande. Tem uma cabine há um ano ou mais que ela está com a lâmpada queimada e ninguém resolve nada. O certo seria as três cabines funcionando, que aí dava vazão para o tratamento.

Dados de 2022 mostram que o vitiligo atinge de 0,5 a 2% da população mundial. No Brasil, mais de um milhão de pessoas manifestam essa condição (0,54% dos brasileiros) e no país ocorre em 1,2% das pessoas brancas e em 1,9% das pardas/negras, aparecendo entre as 25 doenças dermatológicas mais frequentes em todas as macrorregiões do país.

A dermatologista Tatiana Yumi explica a importância da fototerapia no tratamento da doença.
 

O vitiligo é uma doença que tem controle, porém não a cura definitiva. E dentre os tratamentos disponíveis, a fototerapia consegue reduzir a falta do pigmento da pele e com isso melhora de forma significativa a qualidade de vida do paciente. E cada paciente possui um protocolo exclusivo de tratamento, normalmente de longa duração, em que o paciente necessita ir ao local de tratamento entre duas a três vezes por semana durante meses. A fototerapia é um recurso muito importante que apresenta resposta positiva e eficiente, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Em 30 de dezembro, o Ministério da Saúde realizou um investimento de R$30 milhões na compra de equipamentos para o Hospital Federal de Bonsucesso, que é administrado desde outubro pelo Grupo Hospitalar Conceição.  

Em nota, o Hospital Federal de Bonsucesso afirma que duas cabines de fototerapia não estão em funcionamento por ausência de insumo e que, por conta disso, os atendimentos tenham diminuído um pouco.

A compra dos insumos já foi solicitada para que as outras duas cabines voltem a funcionar. Ainda não há previsão da chegada do material.

O vitiligo é uma doença autoimune, ou seja, o organismo do próprio paciente produz anticorpos que atacam células saudáveis. No caso do vitiligo, apenas a pele é afetada, provocando as manchas esbranquiçadas que caracterizam o problema.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais