Pacientes que receberam órgãos examinados no PCS Lab serão retestados

A primeira testagem, feita no Hemorio, constatou que não havia mais nenhuma amostra de sangue de doador de órgãos infectada pelo vírus

Por Agatha Meirelles

Hemorio decidiu fazer uma nova bateria de exames
Reprodução

Quarenta e cinco pessoas que receberam órgãos analisados pelo PCS Lab Saleme ainda vão passar por uma retestagem para doenças após o caso dos transplantes de órgãos contaminados com HIV.

As rechecagens estavam sendo feitas pelas amostras de doadores, mas 39 deles não tinham material suficiente para passar pela segunda avaliação. Quatorze pessoas já fizeram o exame e testaram negativo para HIV.

Ao todo, 59 receptores foram chamados para realizar os exames.

Desses,19 receberam órgãos no Hospital São Francisco de Assis, na Zona Norte do Rio. A unidade de saúde é uma das principais parceiras da Fundação Saúde para realização de transplantes.

Documentos obtidos pela BandNews FM indicam que um dos receptores é do estado de São Paulo. Por isso, a Central de Transplantes do estado foi notificada.

No dia 19 de outubro, o Hemorio chegou a divulgar que análises preliminares constataram que não havia mais nenhuma amostra de sangue de doador de órgãos infectada por HIV. Em seguida, o hemocentro confirmou que os testes dos 286 doadores deram negativo.

Os receptores foram identificados a partir do período de prestação do serviço do laboratório PCS Saleme ao Programa Estadual de Transplantes do Rio, entre dezembro do ano passado e setembro de 2024.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.