Pacientes que dependem dos remédios disponibilizados pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais, na Cidade Nova, no Centro do Rio, afirmam que não conseguem os medicamentos há meses.
A reportagem da BandNews FM esteve na unidade da RioFarmes nesta terça-feira (4) e constatou a falta de remédios importantes contra a diabetes tipo 1, fibromialgia e glaucoma, por exemplo.
Para dar continuidade ao tratamento contra a artrite reumatóide e a fibromialgia, a advogada Sônia Regina de Carvalho precisa receber mensalmente uma dose da injeção Golimumabe. Mas, há quase um ano, ela sequer conseguiu dar entrada na documentação para ter acesso ao remédio.
A advogada Sônia Regina também precisa do medicamento Gabapentina para tratar as dores e choques neuropáticos. No entanto, ela também não conseguiu os remédios.
Já o dentista Mauro Carneiro é diabético há pelo menos 50 anos. Desde a descoberta, ele precisa aplicar a insulina até cinco vezes ao dia para controlar a doença, do tipo 1. Mas ele ressalta que o medicamento está em falta há quase um mês.
A BandNews FM procurou o Governo do Rio. A reportagem espera posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde.