Ouvintes da BandNews FM denunciam abordagem truculenta de PMs no Rio; VÍDEO

Imagens gravadas mostram que o suspeito está sozinho com os braços pra trás e com os policiais em cima dele

Por Bruna Navarro

O caso aconteceu na Avenida Ayrton Senna
Reprodução/Ouvinte BandNews FM

Motoristas que presenciaram uma abordagem feita por agentes do Segurança Presente na Barra da Tjuca, na Zona Oeste do Rio, denunciam truculência por parte dos policiais. De acordo com as testemunhas, cinco agentes imobilzaram um homem negro adulto, que estava desarmado, de forma agressiva.

Imagens gravadas mostram que o suspeito está sozinho com os braços pra trás e com os policiais em cima dele. Um agente, ao perceber que algumas pessoas filmavam a ação, chega a apontar a arma na direção dos civis.

O caso aconteceu na Avenida Ayrton Senna, perto do Via Parque, na manhã do último sábado (18).

Duas pessoas que preferiram não se identificar falaram sobre a atuação dos policiais. Uma delas afirma que o homem abordado não apresentava resistência e já estava rendido.

Então eram cinco profissionais contra uma pessoa, que não aparentava estar apresentando resistência, não parecia estar armado, nada disso, inclusive já tava com os braços pra trás, assim com os dois braços, tava sem camisa. Era uma abordagem violenta mesmo, batendo, e aí eu parei o carro pra filmar mesmo, pra denunciar, porque por mais que esse cidadão tenha feito alguma ilegalidade, alguma coisa errada, não é assim que um policial tem que ter conduta. Eles perceberam que a gente tava ali, um falou para o outro, esse outro tava de costas pra nossa direção, e esse outro já virou apontando arma pra gente de uma forma descabida, afirmou um ouvinte.

Uma outra pessoa que viu a situação disse que, ao perceber a presença de pessoas no local, os policiais tentaram disfarçar a abordagem.

Assim que a gente virou ali na curva, eu vi os cinco profissionais da segurança presente batendo bastante no sujeito, mas eles estavam batendo bastante nele, eu me assustei, e aí logo comecei a filmar, então eu não sei se eles perceberam, eles meio que começaram a ajeitar o cara, cataram alguma coisa no chão, que eu acho que deve ter caído na hora que começaram a bater nele, e começaram a levantar ele como se estivessem ajudando, mas segundos antes ele estava sentado com os braços para trás, diz outro ouvinte.

Procurada, a Secretaria de Estado de Governo do Rio afirmou que os agentes do Barra Presente abordaram o homem durante patrulhamento de rotina. Segundo os policiais, ele apresentava atitude suspeita, demonstrando nervosismo. Após a revista, os PMs verificaram que havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto.  

O suspeito, de 36 anos, já possuía nove anotações criminais: uma por tentativa de homicídio e outras oito por furto. Segundo a pasta, o homem resistiu à prisão precisou ser algemado. Ele foi levado para a delegaia.  

Questionada sobre a postura do policial de apontar uma arma na direção de civis, a SEGOV informou que a Superintendência do Segurança Presente abriu uma investigação para apurar a ação dos policiais envolvidos na ocorrência. O policial será ouvido para que explique as razões de ter apontado a arma a outra pessoa além do foragido detido.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.