Outono: quedas de temperatura aumentam índice de viroses e doenças respiratórias

Estação facilita a propagação por conta do ar frio, seco e carregado de poluição e poeira

João Gabriel Peres*

O outono já deu um gostinho do que está por vir nesse inverno, obrigando os cariocas a tirarem as roupas de frio do armário. Com as baixas temperaturas, sintomas como congestão nasal, dor de cabeça, tosse, entre outros, se tornam comuns. Mas é preciso tomar cuidado, pois as viroses respiratórias podem causar desde sintomas leves, até aqueles mais graves, como pneumonia ou insuficiência respiratória, por exemplo.

Essas estações facilitam a propagação de doenças respiratórias, já que além do frio, o ar tende a ficar mais seco e carregado de poluição e poeira. Para manter a imunidade boa, é importante se manter hidratado e cuidar da alimentação.

O infectologista Celso Granato, do Grupo Fleury, ressalta que as máscaras protegem, além da covid, de outras infecções respiratórias.

Além dos cuidados com higiene e aglomerações, estar imunizado contra a gripe é fundamental para não correr riscos.

Estar com a caderneta de vacinação em dia, principalmente para quem pertence ao grupo de risco, é muito importante.

A gripe é causada pelo vírus Influenza, e transmitido por secreções das vias respiratórias. Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, mas com intensidade maior.

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.