Operação Tridente: PF, Receita Federal e Marinha intensificam inspeção em portos

A ação é parte das medidas do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, em vigor desde novembro, e tem como objetivo combater crimes no período pré-Carnaval

Por Clara Nery

Porto do Rio
Nobrudrone

A Polícia Federal, a Receita Federal e a Marinha iniciaram nesta quarta-feira (31) o reforço das ações de segurança dentro da Operação Tridente, de combate ao contrabando e à falsificação de produtos em portos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ação é parte das medidas do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, em vigor desde  novembro, e tem como objetivo combater crimes no período pré-Carnaval.

Cerca de 1.250 agentes participam da operação.  

Entre as atividades que serão executadas estão a inspeção de bagagens e de passageiros de navios com o emprego de cães de faro, além do reforço de patrulhas e inspeções em embarcações suspeitas nos acessos aos portos, como explica o superintendente da Receita Federal, Ronaldo Feltrin.

Os trabalhos seguem nos portos do Rio, na Baía de Sepetiba, e no Porto de Santos, em São Paulo, mirando o combate ao tráfico de armas, drogas e outros materiais ilícitos. 

Na primeira fase da ação, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apreendidas 56 toneladas de drogas e R$ 48 milhões em ativos ilícitos.

A previsão, segundo o delegado da Polícia Federal Jackson Rosales, é que nesse período pré-Carnaval, os números sejam ainda maiores.

A GLO teve início no dia 6 de novembro de 2023, com ações nos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Guarulhos, em São Paulo, além dos portos do Rio, Itaguaí e Santos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.