Operação Mata Atlântica em Pé, ação de combate ao desmatamento, vai até o dia 27 de setembro

Dezessete estados realizam ações de fiscalização simultaneamente

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Ações resultaram na remoção de 22,2 mil metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica
Divulgação/ Guia Cidade 360

Vai até o dia 27 de setembro a Operação Mata Atlântica em Pé, maior ação de combate ao desmatamento do bioma em todo o país. Dezessete estados realizam ações de fiscalização simultaneamente. 

No Rio, o Ministério Público, o Instituto Estadual do Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade realizam a operação, que está na sétima edição nacional.

No ano passado, foram identificados quase 18 mil hectares de supressão ilegal de vegetação nativa da Mata Atlântica durante a operação nacional, o que equivale a cerca de 18 mil campos de futebol.

Durante o trabalho, as equipes visitam áreas com possível ocorrência de degradação ou realizam fiscalização remota, com auxílio da tecnologia.

Em 2024, a ação é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).

Participam da Operação Mata Atlântica em Pé os estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.