Um criminoso ligado ao tráfico internacional de drogas é preso em Copacabana, na Zona Sul do Rio, pela Polícia Federal. As investigações são da Delegacia do Rio Grande do Norte. O homem, que não teve a identidade revelada, foi surpreendido enquanto passeava com a família.
As investigações da Operação Maritimum começaram no final de 2021 e revelaram que a organização criminosa atua em terminais portuários do Nordeste e Sudeste, principalmente, tendo como bases as regiões de Natal, no Rio Grande do Norte, Salvador, na Bahia, e Baixada Santista.
Segundo a Polícia, há um grupo logístico responsável pelo transporte e armazenamento da droga que vem de outros países produtores em cargas de frutas e outras mercadorias para serem enviadas para Bélgica, França e Países Baixos, na Europa.
Ainda de acordo com a PF, além de atuar com o tráfico internacional de drogas, com o núcleo operacional, a quadrilha também era especializada em lavagem de dinheiro. Diversas pessoas físicas e empresas eram utilizadas para ocultar e dissimular a origem dos valores ilícitos, com o objetivo de criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas por intermédio da exportação de mercadorias. Com base nessas informações, a Justiça determinou o bloqueio do valor de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias dos investigados.
Ao todo, foram cumpridos 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão, no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.