Está em vigor até o dia 21 de novembro a Operação de Garantia da Lei da Ordem (GLO), que visa garantir a segurança do Rio de Janeiro durante os eventos do G20. Ao todo, são nove mil militares empregados. Nos próximos dias, o Rio de Janeiro recebe 56 delegações de 19 países-membros, além da União Africana e da União Europeia.
Os militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) vão atuar na segurança das comitivas no perímetro externo do Museu de Arte Moderna, da Marina da Glória, do Monumento a Estácio de Sá, na Zona Sul da Cidade, e nos locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado.
Além disso, a Polícia Rodoviária Federal anunciou agentes vão utilizar câmeras corporais acopladas aos uniformes durante o G20. Segundo o porta-voz da PRF, José Hélio, a medida faz parte de uma fase de testes implementada para monitorar as escoltas de autoridades durante o evento.
A gente está aproveitando o G20 para fazer os testes da utilização dessas câmeras corporais, inclusive elas possuem a possibilidade de a gente acompanhar em tempo real, através já o referenciamento, a localização exata das escoltas. Então, além da questão da produção de imagens das câmeras, a gente também vai utilizar essa funcionalidade para poder fazer esse acompanhamento em tempo real de onde passarão as escoltas, todo esse trabalho aí durante o G20. Então, é uma oportunidade para a gente estar testando esses equipamentos também aqui no Rio de Janeiro.
Neste ano, o Brasil ocupa a presidência do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo. O trabalho dos militares ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública federais e do estado do Rio de Janeiro.
A GLO é um instrumento em que militares recebem poder de polícia para garantir a preservação da ordem pública. A última GLO foi realizada no Rio de Janeiro ocorreu entre novembro de 2023 e junho de 2024, quando as Forças Armadas foram mobilizadas para atuar nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP); e nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ).