Onze cidades do Rio de Janeiro estão em estágio de atenção para possível elevação dos rios em função das fortes chuvas que atingem o estado. A informação é do Alerta de Cheias, sistema do Instituto Estadual do Ambiente que monitora a possibilidade de chuvas intensas e de inundações.
Além da capital fluminense, as estações hidrometeorológicas também apontam que os municípios de Niterói, São Gonçalo, Magé, Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Silva Jardim, Bom Jardim e Macaé estão em atenção. Na Baixada Fluminense, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti estão em estágio de alerta, devido a subida de nível nos rios da Bota, Capivari e Pavuna.
Para o resto do dia, o sistema prevê elevações pontuais nos níveis dos rios devido à ocorrência das chuvas. Nova Iguaçu é uma das cidades mais impactadas pelo temporal. De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, o Rio da Boto está acima do nível considerado normal nos bairros Parque Horizonte, Santa Eugenia e Jardim Esplanada.