
Onze animais silvestres foram apreendidos, nesta quarta-feira (26), em operação realizada em Itaboraí, na Região Metropolitana. A ação, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Polícia Federal, busca o combate ao cativeiro e ao comércio ilegal de fauna.
Alguns dos animais foram encontrados dentro da casa de um vendedor, enquanto outros na casa de um comprador. O responsável pelos animais realizava as vendas pelas redes sociais. Entre os resgatados, haviam dois lóris-molucanos, duas aves roselas, uma arara-canindé, dois trinca-ferros, um galinho-da-serra, um sabiá-laranjeiras e dois agapórnis.
Os dois envolvidos vão responder criminalmente. O comerciante, pelos crimes de cativeiro, comércio ilegal e maus tratos, tendo em vista que a arara-canindé foi encontrada em local inapropriado. Ele também não apresentou nota fiscal, nem certificado de origem dos animais.
Os bichos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama e uma investigação será aberta para apurar o caso.