ONS projeta crescimento de 2,8% para carga energética em fevereiro

Entre as regiões do país, o Sul lidera o avanço, com estimativa de alta de 7,3%

Andrezza Buzzani

Montante de energia deverá ser de 75.027 Megawatts médios no Sistema Interligado Nacional
Agência Brasil

O boletim do Programa Mensal de Operação, do Operador Nacional do Sistema Elétrico, projeta crescimento de 2,8% para a carga energética em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado.  

O montante de energia deverá ser de 75.027 Megawatts médios no Sistema Interligado Nacional. Entre as regiões do país, o Sul lidera o avanço, com estimativa de alta de 7,3%.

Segundo o ONS, as incertezas diante do aumento nos casos de Covid-19 comprometeram tanto as perspectivas sobre o ritmo da atividade produtiva, quanto sobre a evolução da demanda, em janeiro.

A influência desses fatores e a expectativa de ocorrência de temperaturas elevadas, com tendência a um comportamento típico para essa época do ano, foram considerados nas previsões de fevereiro.

As projeções para os índices de armazenamento de água dos reservatórios em três subsistemas também são positivas até o último dia do próximo mês.  

No subsistema Sudeste e Centro-Oeste, que correspondem a 70% da geração de energia em todo país, a capacidade de armazenamento deve chegar a 54%. No início de janeiro, a taxa era de 25,3%, encerrando o mês em 40,4%.  

No Norte, a previsão é de 95,7%, no Nordeste 79,3% e, no Sul, o volume deve ficar em 32,3%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.