ONG Pipa Social realiza 1ª edição do Movimento Pipa no Ar neste fim de semana

Participam do evento talentos da economia criativa de 15 territórios em vulnerabilidade social do RJ. A TV Band e a BandNews FM são as mídias oficiais do encontro

Redação Site

ONG Pipa Social realiza 1ª edição do Movimento Pipa no Ar neste fim de semana
Um dos trabalhos que serão expostos no Movimento Pipa no Ar
Divulgação

Acontece neste fim de semana (12 e 13 de agosto), a primeira edição do Movimento Pipa no Ar. O evento reúne talentos da economia criativa de 15 territórios em vulnerabilidade social do Rio de Janeiro.

O encontro acontece no Instituto de Arquitetos do Brasil no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio, das 10 às 18 horas.

O evento nasce da ideia de conectar o consumidor final e grandes marcas com a moda e a arte da periferia do Rio de Janeiro, provocando e estimulando a economia local A curadoria reúne os maiores talentos da moda e da arte que vêm das efervescentes favelas cariocas e que só precisam de uma oportunidade para mostrar suas criações. Vem soltar Pipa com a gente!, conta Helena Rocha diretora da ONG, que realiza o evento com a empreendedora Flavia Martorelli.

Os criadores são dos segmentos de: arte, moda, gastronomia, música e entretenimento que tiveram seus trabalhos potencializados pelas oficinas do projeto e estão nas comunidades de Chapéu Mangueira (Leme), Rocinha (São Conrado), Morro do Banco (Itanhangá), Vargem Grande e Gardênia Azul (Zona Oeste), Morro do Turano, Vila Isabel, Jacaré, Guadalupe e Acari (Zona Norte), Gamboa (Centro), Jardim Primavera, Queimados, Seropédica e Niterói (Região Metropolitana).

A Pipa Social do ateliê em Botafogo para atuar diretamente dentro dessas comunidades, aplicando a metodologia de comprovada transformação social. A ideia do evento é apresentar estratégia comercial para as marcas da periferia do Rio de Janeiro, com o objetivo de atrair investidores, parceiros e também o consumidor final.

Nosso mais novo projeto é a marca Pipa Concept. voltada para a exportação de produtos, que foi gerada sob critérios socioambientais, por termos responsabilidade com o processo de criação e seus impactos no sistema. Importante ressaltar a valorização de artes manuais, como o bordado, o crochê, o tricô, o macramê e técnicas mistas como resultado aplicado da identidade cultural, artística e contemporânea brasileira. A primeira coleção é a Tramas– Energias Brasileiras, que trabalha as energias nacionais, valorizando matérias-primas nobres e enaltecendo mãos talentosas de artesãs de favelas cariocas que têm o sonho de poder viver da própria arte. Segue a rabiola!, conta Flavia Martorelli. A coleção Tramas foi inspirada na artista Tarsila do Amaral e cocriada pela designer Cris Braga junto às artesãs.

O Movimento Pipa no Ar oferece acesso à informação por meio de bate-papos para um público convidado de lojistas, consumidores, estudantes, empresários, investidores e influenciadores. A troca de experiências acontece em forma de talk shows com o propósito de ser o ponto de encontro para debates de ideias que fortaleçam o crescimento da moda e da arte brasileira de forma inclusiva e democrática.

Os palestrantes convidados são os mesmos que gravaram vídeo aulas para o projeto Pipa no Ar. No sábado (12), às 14 horas, Rafael Rocha (Instituto Senai de Inovação) e João Azevedo (Fundador Maré Relógios) falam sobre Inovação e Tecnologia em Economia Circular, com mediação de Fernanda Véga. Logo depois, às 16 horas, Renata Abranchs (Branding de Moda), Lilian Berlin (Pesquisadora de Moda Sustentável e Karine Priscila (marca afro Negrita) debatem sobre "Moda Sustentável – O novo luxo", com mediação de Helena Rocha.

No domingo (13), às 14 horas, "Meio ambiente, governança e sustentabilidade (ESG) e Economia Circular",com mediação de Lilly Clark, é o tema debatido por Beatriz Luz (Especialista em Economia Circular), Eleonora Alves (Designer de Moda) e Manuela Castro (Representante Fashion Revolution Rio). Os talks terminam com "Violência contra a Mulher", sob mediação de Helena Rocha, que recebe Joyce Trindade (Secretaria Municipal da Mulher) e Lindonice (Pernambucana e Artesã da Pipa).

O evento terá uma oficina de Pipas para pais e filhos. Como dia 13 é Dia dos Pais, o evento irá personalizar presentes, como fotos para serem bordadas ou customização de alguma peça que queiram levar.

Sobre a Pipa Social

Fundada em 2011, desde 2018 a Pipa Social exporta produtos desses criadores para Paris, Londres, Lisboa, Bogotá e Dubai, todos eles confeccionados por artesãs/os e costureiras/os de favelas e periferias do Rio. Estes artesãos já trabalharam com marcas como Lenny Niemeyer, Papel Craft, Heineken, Devassa, Vivo, Hotel Fasano, Fábula e FARM, Master Card e outras. A ONG Pipa Social oferece capacitação em artes manuais dentro dos princípios da Economia Circular por meio de aulas on-line e oficinas nos ateliês. O movimento gera impactos nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica.

Sobre as realizadoras 

Helena Rocha

Helena Rocha é jornalista e carioca, trabalha no Terceiro Setor há 24 anos, criando metodologias de inclusão social e desenvolvendo projetos para a melhoria da qualidade de vida de famílias em risco social. Em 2011, criou e fundou a Pipa Social, com o objetivo de investir em um Banco de Talentos de empreendedores sociais que trabalham com arte, artesanato e moda, para promover a qualificação profissional com geração de trabalho e renda, acesso à informação com consultoria exclusiva, e formalização nos negócios. Pipa Social é um projeto premiado e reconhecido como instrumento transformador para empreendedoras talentosas, gerando impacto nas quatro dimensões: social, ambiental, cultural e econômico

Flavia Martorelli

Empresária, empreendedora e sócia diretora da empresa Flavia Martorelli Consultoria em Eventos, com mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos, e 15 anos no mercado da moda brasileira. Hoje, atua no

mercado internacional como especialista no programa de internacionalização de marcas e participação nas maiores feiras internacionais dos Estados Unidos. Atuante na direção comercial do Veste Rio, desde a criação do projeto e execução. Durante mais de oito anos, assumiu a direção comercial do Fashion Business (maior evento de atacado da América Latina), junto com o Fashion Rio.

Serviço

Dias - 12 e 13 de agosto Horário: das 10 às 18 horas.

Local: IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil - Rua do Pinheiro 10, Flamengo

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