Uma árvore de Natal decorada com carcaças e restos de alimentos e uma mesa montada com pratos vazios. Foi dessa forma que a ONG Ação da Cidadania lançou, neste domingo (16), a campanha Natal sem Fome.
O monumento simbólico, que retrata a realidade de milhões de brasileiros, foi instalado na orla da Praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel, na Zona Sul do Rio, e chamou a atenção de quem esteve no local.
Também foi instalado um equipamento para simular compras do mês de famílias que recebem até R$ 303, valor que representa a renda de pelo menos 18% das famílias brasileiras, segundo a ONG.
O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo "Kiko" Afonso, afirma que objetivo lançamento da campanha era criar um espaço de conscientização para que as pessoas reflitam sobre a gravidade do problema no país.
Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgados em parceria com a Ação da Cidadania, mostram que 33 milhões de brasileiros passam fome. O estudo revelou ainda que a insegurança alimentar é maior em casas que têm crianças com idade abaixo de 10 anos.
O lançamento da campanha no Rio de Janeiro teve um motivo especial, de acordo com a ONG. Cerca de 15% da população da capital não têm o que comer.
As doações para o Natal Sem Fome devem ser realizadas pela internet até o final de dezembro, na página oficial ou através do PIX: doe@natalsemfome.org.br.
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com a intenção de combater a fome e a desigualdade socioeconômica no país. A campanha Natal Sem Fome de 2022 integra o Pacto pelos 15% com Fome, movimento liderado pela Ação da Cidadania, que completou três meses na sexta-feira (14), com 1,5 toneladas de alimentos arrecadados.