Onda de calor no Rio deve continuar até a próxima quarta-feira

Corpo de Bombeiros alerta para aumento no número de ocorrências de fogo

Especialistas alertam para umidade relativa do ar
Agencia Brasil

A cidade do Rio de Janeiro deve enfrentar altas temperaturas até a próxima quarta-feira, dia 15 de maio. O município enfrenta uma onda de calor desde o dia 22 de abril, que também atinge estados da região central do Brasil, o Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências de fogo em vegetação aumentou mais de 166% no período de 28 de abril a 8 de maio, em comparação com 14 de abril a 24 de abril. Foram 1.600 registros contra 600.

Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, apesar do alívio do calor no meio da semana que vem, as temperaturas vão oscilação até o fim de maio.

A segunda quinzena do mês de maio será de temperaturas alternando entre muito elevadas e amenas, e segue assim até o final do mês. É normal nessa época do ano os períodos de estiagem, que acabam contribuindo por temperaturas mais elevadas. No entanto, para esse ano de 2024, estamos com temperaturas bem acima da média. A partir da segunda metade do mês, devemos ter uma diminuída temperatura máxima. Mas ainda assim, a expectativa é que o final do mês de maio e mês de junho sejam de temperaturas acima do normal para esta época do ano, comenta a meteorologista.

A condição meteorológica também traz outro alerta: a umidade relativa do ar. Segundo o sistema Alerta Rio, os valores estão entre 21% e 30%, considerados baixos.

A médica nutróloga Dinah Ribeiro faz recomendações para evitar problemas de saúde provocados pelo calor e pelo ar seco.

Todo nosso sistema respiratório se ressente muito dessa baixa umidade. Então o ideal é que a gente não faça atividades físicas em lugares que tenha muito poluição nos horários mais quentes, então de 10h a 16h, isso deve ser evitado. Outro ponto importante é mantermos hidratados. A outra questão é manter as narinas limpas, lavar com soro fisiológico, manter os olhos hidratados. Então todos esses cuidados são muitos importantes nessa fase que a gente está com o ar muito seco, muito poluído e com altas temperaturas, afirma a médica.

No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia um alerta de onda de calor, com previsão de temperaturas 5°C acima da média. Na ocasião, o órgão definiu o grau de severidade do fenômeno como de 'grande perigo.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.