A ocupação hoteleira no Rio durante o feriado de Tiradentes deve ficar entre 80 e 85%. A estimativa é do Rio Convention & Visitors Bureau. O feriadão entre quinta-feira (21) e domingo (24), que também engloba o Dia de São Jorge no Estado, marca o retorno dos desfiles de Carnaval a Marquês de Sapucaí. A festa foi transferida para abril devido a pandemia de Covid-19.
De acordo com a fundação, em 2021, o período teve média de 63% dos quartos ocupados. Para a diretora-executiva do Rio Convention Bureau, Roberta Werner, a divisão do Carnaval em duas datas em 2022 pode auxiliar na recuperação do setor.
No entanto, o fluxo de estrangeiros, que tradicionalmente corresponde a 30% da ocupação durante o Carnaval, deve ser menor neste feriado. Segundo a diretora do Rio CVB, Robert Werner, a redução só ocorre porque os viajantes internacionais costumam se programar com antecedência para visitar a capital fluminense durante a folia.
Um levantamento da entidade mostrou ainda que enquanto em 2020 foram criados apenas 20 mil postos de trabalho no turismo, o número de empregos gerados chegou a quase 150 mil em 2021. Somente a Região Sudeste responde por metade das oportunidades oferecidas pelo setor.