Começam ainda este ano as obras para transformar as estações do BRT Magarça, Mato Alto e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, em terminais de integração com outros transportes públicos. A reforma, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, faz parte do plano de recuperação do sistema BRT.
A Prefeitura do Rio vai construir cinco novos terminais. Além dos três que ficam em Santa Cruz, ainda serão reformadas as estações Pingo D'água e Curral Falso, em Guaratiba, também na Zona Oeste. A licitação para essas obras deve ser lançada no dia 17 de novembro.
O passageiro Marcelo Azevedo Alves passa diariamente pela estação Pingo D'água. Ele diz que a criação do terminal vai ter bastante impacto no bolso.
A ideia é que o novo Terminal Pingo D'Água substitua a estação do mesmo nome e passe a fazer a integração entre os ônibus alimentadores e vans que saem da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI.
Já para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação, que leva o mesmo nome, será demolida. Vão ser construídos uma passarela de acesso ao novo terminal e um terminal alimentador que vai fazer a integração entre os ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo.
As obras dos cinco terminais vão custar ao todo cerca de R$ 180 milhões aos cofres públicos.