Obras de revitalização do "Edifício A Noite" devem durar até 2025

A previsão de conclusão foi anunciada pela construtora responsável pela reforma durante o evento de inauguração nesta sexta-feira (13)

Por Aline Pessanha

do Edifício Joseph Gire, mais conhecido como "Edifício A Noite"
Reprodução

As obras de revitalização do Edifício Joseph Gire, mais conhecido como "Edifício A Noite", devem durar até 2025. A previsão de conclusão foi anunciada pela construtora responsável pela reforma durante o evento de inauguração nesta sexta-feira (13). A cerimônia aconteceu no Edifício Touring, na Praça Mauá, no Centro do Rio. 

A expectativa é de que o arranha-céu construído em 1929 tenha a proposta de servir de moradia na região. 

O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2013, já abrigou o antigo jornal A Noite e a Rádio Nacional. 

A retomada Porto propõe incentivos fiscais e urbanísticos. Ao todo, serão 447 unidades habitacionais.

A obra está sendo realizada pela AZO Construtora e Incorporadora LTDA, que comprou o empreendimento por 36 milhões de reais mais 50% do potencial adicional gerado pelas regras do programa Reviver Centro. 

O edifício vai contar com residências, três lojas no térreo, um restaurante e um museu da Rádio Nacional na cobertura.

O CEO da empresa, José de Albuquerque, afirmou que é importante para resgatar a história do empreendimento, já que a grande novidade que é transformar um prédio comercial em residencial. 

O evento contou com a presença do candidato Eduardo Paes. Para o político, as obras demonstram o potencial de crescimento da cidade. 

Com nome original de Joseph Gire, em homenagem ao arquiteto francês que o projetou, o edifício possui 22 andares e é considerado um símbolo da Região Portuária. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.