Obras de recuperação de asfalto na Linha Vermelha têm prazo para começar

Intervenções devem começar até o fim da semana que vem

Por Pedro Dobal

Mais de 140 mil motoristas passam todos os dias pela Linha Vermelha
Arquivo/Prefeitura do Rio

As obras de recuperação do asfalto da Linha Vermelha devem começar até o fim da semana que vem. Como não houve recursos, o resultado da licitação para os serviços foi homologado e publicado no Diário Oficial. 

O contrato com a Construtora Metropolitana S/A é de R$ 70 milhões, cerca de R$ 10 milhões a menos que o previsto. O prazo para conclusão das obras é de um ano. 

Os trabalhos vão ser realizados no trecho de quase 14 km, entre o acesso da Ilha do Governador e a Rodovia Presidente Dutra, estadualizado em janeiro. O trecho é considerado o mais crítico em relação à qualidade do asfalto. A promessa é também melhorar a sinalização e a iluminação nos acessos à via.

Mais de 140 mil motoristas passam todos os dias pela Linha Vermelha, principal caminho entre a Baixada Fluminense e o Centro do Rio. O trecho que vai passar pelos reparos é o mais crítico. O asfalto está esburacado, a pista está cheia de desníveis e os remendos são muitos. 

Um estudo feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem revelou que as condições eram apenas mascaradas e o asfalto está tão destruído que são necessárias obras mais profundas para garantir a segurança da via.

Ao todo, 15 empresas participaram da concorrência e a Construtora Metropolitana S/A foi a que apresentou o menor valor.

A licitação para os serviços deveria ter acontecido em março, mas foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado, que encontrou irregularidades e só autorizou a concorrência em maio. Segundo o TCE, havia deficiências no planejamento da contratação e na especificação do objeto. O órgão também apontou a presença de exigências excessivas, que poderiam limitar a competitividade da licitação.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.