O número de roubo a veículos mais que triplicou em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Os dados são do Instituto de Segurança Pública. Em setembro deste ano foram registradas 26 queixas de assalto a automóveis na delegacia da região, frente a seis no mesmo período do ano passado. O aumento corresponde a 225%.
A alta também se repete no acumulado entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos nove meses de 2024, foram registrados 163 casos na delegacia de Botafogo contra 63 no mesmo período de 2023.
Nesta quarta-feira (30), ouvintes da BandNews FM presenciaram dois assaltos quase ao mesmo tempo no bairro da Zona Sul. O motorista de aplicativo Marcelo Sousa contou sobre o desespero ao ver um assalto de perto, na Rua Farani, às 6 da manhã.
O segundo crime aconteceu na Rua Guilhermina Guinle por volta das seis e meia da manhã. Um homem que trabalha na região presenciou o crime. Com a identidade preservada e a voz distorcida, ele contou a ação dos bandidos. Moradores reclamam da insegurança no bairro.
O aumento nos casos de roubos de veículos também foi verificado na delegacia do Catete, na mesma região. Os dados do Instituto de Segurança Pública apontam 33 casos em setembro deste ano contra 14 no mesmo período do ano passado, uma alta de 136%.
Procurada, a Polícia Militar afirmou que criou o Batalhão Tático de Motociclistas para combater diretamente esses crimes na região e que está trabalhando em conjunto com as delegacias da área para identificar a prender os bandidos.