A Prefeitura do Rio inaugura um novo polo de atendimento para pacientes com suspeita de dengue na Tijuca, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (9). A unidade funciona na Policlínica Hélio Pellegrino, que fica na Rua do Matoso, número 96.
A cidade, que vive uma epidemia de dengue, já registrou mais de 16 mil casos da doença nas cinco primeiras semanas do ano. Uma morte foi confirmada na última quarta-feira (7) em decorrência da doença. Outros três óbitos estão em investigação na cidade.
O polo de atendimento da Tijuca é a oitava unidade especializada em dengue inaugurada no Rio. Cada uma delas realiza até 200 atendimentos por dia.
Segundo o Subsecretário de Promoção e Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Renato Cony, o objetivo é que os pacientes realizem todos os procedimentos relacionados a doença nos polos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade de pacientes que são direcionados para os hospitais ainda é baixa. Menos de 5% dos atendidos precisam da transferência
Os polos de atendimento funcionam em horário especial durante todo o carnaval, das sete horas da manhã até as sete da noite.
O subsecretário Renato Cony explica a importância de procurar uma unidade de saúde assim que os sintomas da doença apareçam.
Em todo o estado do Rio, o número de casos de dengue já passa de 31 mil. Esse número representa mais de 60% do total registrado no ano passado.
Ainda não há uma definição da data de início da vacinação contra a dengue, já que o município aguarda o envio das doses pelo Ministério da Saúde. A imunização será destinada, em um primeiro momento, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.