Novas viaturas da PM vão contar com novo programa de videomonitoramento

Os carros foram apresentados pelo governador Cláudio Castro durante coletiva de imprensa no Palácio Guanabara

Por Giovanna Faria

Nova Viatura da PMRJ
Reportagem BandNews FM

Os agentes de segurança do estado do Rio vão poder verificar mandados de prisão em aberto e carros roubados por meio de um novo programa tecnológico de videomonitoramento. As informações foram divulgadas pelo governador Cláudio Castro durante coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, nesta quarta-feira (3).  

Cada viatura dos policiais vai contar com duas câmeras na parte externa, com um sistema de alerta por leitura de placa e também reconhecimento facial.  

Castro explicou que as imagens vão ser enviadas para o Centro Integrado de Comando e Controle para avaliação das autoridades em tempo real, assim como já é feito com os vídeos das câmeras espalhadas em pontos da cidade.  

Além disso, as viaturas vão contar com uma câmera de videomonitoramento na parte interna.

A ADPF das Favelas já tinha determinado a gravação de áudio e vídeo dentro dos veículos policiais, além dos equipamentos nas fardas, que estão sendo instalados desde janeiro. O objetivo da ADPF é reduzir a violência policial no estado.  

Em junho de 2023, o Governo do Rio tentou argumentar que os equipamentos poderiam atrapalhar ações de inteligência e poderiam colocar em risco a vida de agentes de segurança e de moradores das comunidades. No entanto, o ministro Edson Fachin rejeitou os argumentos e manteve a decisão. 

Só no ano passado, foram registradas 869 mortes por intervenção de agente do Estado, segundo o Instituto de Segurança Pública.

R$ 236 milhões foram investidos para a colocação dos equipamentos em 5800 viaturas. A previsão é de que em até 3 meses, todos os veículos já tenham as câmeras.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.