Nova sede da Polícia Militar é inaugurada em São Cristóvão

O novo prédio foi criada com o objetivo de dar celeridade às investigações da corporação

Por Thuany Dossares

Nova sede da Polícia Militar é inaugurada em São Cristóvão
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma nova sede da Polícia Militar foi criada com o objetivo de dar celeridade às investigações da corporação. A inauguração do novo prédio da Corregedoria Geral da PM, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, aconteceu nesta quarta-feira (26). 

No entanto, não foi informado em quanto tempo as apurações podem ser reduzidas. Atualmente, um Inquérito Policial Militar (IPM) pode levar em média 60 dias para ser finalizado, segundo o coronel Marcio Cesar Monteiro.

Antes a corregedoria era dividida em dois núcleos: em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e no Quartel-General da corporação, no Centro do Rio. O coronel corregedor Marcio Cesar explica a importância de unificar o trabalho num único espaço.  

"Na prática, a gente está unificando a parte administrativa e de controle de processos, que ficava em São Gonçalo, e a parte do centro decisório, que ficava no QG. Pode parecer pouca coisa, mas as duas unidades estando juntas, nós temos justamente em questões de complexidade, esse estreitamento dos contatos diários de análises de documentos e do centro decisório. 

A corregedoria da PM é responsável pelos processos administrativos e disciplinares dos policiais e das investigações militares também, junto com o Ministério Público do Rio. Então, essa união da corregedoria, no mesmo espaço físico, ela vai facilitar e estreitar ainda mais a análise dos documentos e o processo decisório, explicou.

Além da corregedoria, o novo prédio também vai abrigar a 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). O secretário da PM, coronel Luiz Henrique Pires, explica que esse setor investiga não só desvios de condutas dos agentes, mas principalmente o envolvimento de PMs com o crime organizado.  

"É a delegacia especializada no combate à narcomilícia. Então vai ter mais uma aproximação junto ao corregedor e toda sua equipe de inteligência, e a gente busca com isso ter mais velocidade, mais celeridade nesse processo e na resolução dos nossos inquéritos. Nosso foco principal é a atividade interna, trabalhar em cima do nosso público, que infelizmente acaba se envolvendo com esse tipo de crime", disse.

Para a corporação, a presença de uma nova base da PM em São Cristóvão ainda beneficia a população que mora e circula pela região, já que haverá mais equipes presentes circulando e reforçando a segurança. O bairro já possui o Batalhão de São Cristóvão (4º BPM). Nos dois primeiros meses do ano, a área da unidade registrou 160 roubos de rua, 30 roubos de veículos e 2 roubos de carga.  

Segundo o secretário da PM, a saída da corregedoria de São Gonçalo não interfere no policiamento da região porque já existe um batalhão na cidade (7º BPM), além da base do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM). 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.