Todo o etanol produzido pela nova empresa que deve ser criada pela Petrobras vai ser destinado para vendas em um primeiro momento. Segundo o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade, Mauricio Tolmasquim, a produção não deve ser utilizada pela Petrobras. Ele participou de um evento no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (28).
Na semana passada, a Petrobras anunciou que conversa com empresas parceiras para a criação de uma nova empresa focada em etanol, frente à previsão de diminuição da demanda por gasolina nos próximos anos. O mercado alvo da produção, segundo Tolmasquim, são empresas de transporte de carga marítimo.
Ele afirmou que, como haveria impacto no custo, a Petrobras só deve pensar em usar o etanol nas próprias atividades, no futuro.
Ainda de acordo com o diretor executivo, a participação da Petrobras na nova empresa deve ser de 50%. A estatal ainda está em negociações com grandes produtoras de etanol, e o acordo só vai ser firmado a partir do ano que vem.
O plano de negócios 2025-2029 da Petrobras reserva US$ 2,2 bilhões para investimentos na produção do combustível originado do milho ou do bagaço da cana.