No Rio, Tarcísio de Freitas diz que vai instalar radares e sirenes em SP

O governador de São Paulo visitou o Centro de Operações do Rio de Janeiro na manhã deste sábado

Por João Boueri

No Rio, Tarcísio de Freitas diz que vai instalar radares e sirenes em SP
Eduardo Paes recebe Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas no Rio
Rafael Jannuzzi/Prefeitura do Rio

A Defesa Civil Estadual de São Paulo vai fazer intercâmbio no Centro de Operações Rio para aprender sobre o Sistema de Alerta e Alarme da capital fluminense. Atualmente, na cidade do Rio de Janeiro há 162 estações sonoras instaladas em 103 comunidades, consideradas de alto risco geológico. Em São Paulo, por exemplo, não há sirenes de emergências climáticas.  

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o Centro de Operações do Rio de Janeiro na manhã deste sábado (4), acompanhado do presidente do PSD, Gilberto Kassab, do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, e de secretários da cidade do Rio.  

Mais de 60 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro.  

Durante a agenda no Rio, Tarcísio de Freitas afirmou que vai investir em radares meteorológicos e contratar novos profissionais. O governador disse que as medidas serão iniciadas na Região Metropolitana de São Paulo.  

Eduardo Paes disse que se reuniu também com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, para iniciar uma discussão com a Frente Nacional de Prefeitos para cobrar um sistema de previsão meteorológica melhor no país.  

No Rio, os equipamentos sonoros de alerta em casos de emergências começaram a ser instalados em 2011. A primeira comunidade a receber a sirene foi o Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Há também cerca de 200 pontos de apoio em diferentes comunidades. 

Mais notícias

Carregar mais