Niterói apresenta melhor qualidade de vida do Rio para pessoas acima de 60 anos

O município ocupa a 34º posição, em comparação com o Estado do Rio de Janeiro, que está na colocação 112

Por Laís Reis (sob supervisão)

Niterói apresenta melhor qualidade de vida do Rio para pessoas acima de 60 anos
a Prefeitura de Niterói ressaltou que a Rede Pública de Saúde disponibiliza aos idosos div
Agência Brasil

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, é apresenta a melhor qualidade de vida para os idosos no estado, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade de 2023. O município ocupa o 34º lugar entre as cidades brasileiras. Já a capital fluminense está na posição 112. Entre as cidades com as piores colocações estão Belford Roxo, na posição 319, e Japeri, na 324, ambas na Baixada Fluminense. Todos os municípios do Brasil foram avaliados.

A pesquisa levou em conta aspectos socioambientais, da saúde e economia. Mesmo com a boa colocação no estado, Niterói teve notas menores nos três aspectos em relação às mais bem colocadas do Sudeste, com uma diferença de mais ou menos 10 pontos. ((No quesito socioambiental, a Cidade Sorriso registrou 54, enquanto São Caetano do Sul, em São Paulo, 69,7. Na saúde, a nota de Niterói foi 55,06 e, na economia, 67,06.))

Para a fisioterapeuta Lucia Martins, que mora há 30 anos em Niterói, apesar do resultado da pesquisa, o município não tem a preparação adequada para a população idosa.

Ainda segundo Lucia, a Prefeitura realiza diversas obras e ações para atividades de lazer que não contemplam pessoas com dificuldades motoras.

Em nota, a Prefeitura de Niterói disse que a Rede Pública de Saúde disponibiliza aos idosos diversas atividades, como oficinas, esportes e atividades culturais, que promovem o bem estar dessas pessoas. O município afirmou ainda que, em 2023, realizou vistorias técnicas e projetos de acessibilidade para as unidades de saúde e assistência.  

Mais notícias

Carregar mais