A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classifica o caso dos seis pacientes infectados com HIV após transplantes no estado do Rio de Janeiro como inadmissível. A informação foi divulgada em primeira mão pela BandNews FM na sexta-feira (11).
Uma auditoria foi aberta para apurar o episódio. Em entrevista nesta terça-feira (15), Nísia afirmou que o Ministério da Saúde atua junto com o Sistema de Transplantes do Estado do Rio e outras autoridades desde a notificação dos casos.
A ministra também contou que um seminário foi realizado pela pasta em setembro com a presença dos sistemas estaduais de transplantes para "aperfeiçoar" os protocolos.
Nísia revelou que teve uma conversa por telefone com o governador do Rio na segunda (14). Na ligação, Cláudio Castro falou sobre a preocupação com os pacientes infectados.
A ministra ainda ressaltou que o problema não está no regramento existente, mas sim no descumprimeto dos protocolos por parte do laboratório:
É um caso que não pode ser admitido e, como eu já declarei em entrevista, é algo inusitado, que nunca aconteceu, e que não pode ser tolerado. Nós queremos fortalecer a confiança no Sistema Nacional de Transplantes. Então, ao acontecer um caso como esse, ele tem que ser investigado, porque ele foge a regras e controles que existem