Museu da Imagem e do Som tem novo prazo de entrega

Até agosto deste ano, a previsão do Governo do Estado era de entrega para dezembro de 2022

Por Mariana Albuquerque

A fachada do Museu da Imagem e do Som
Reprodução/TV Band

A nova sede do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, agora tem um novo prazo para ser entregue: primeiro semestre de 2023. É o que diz a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras. 

Porém, um documento da própria pasta, em 4 de novembro deste ano, pediu a prorrogação de prazo de contrato com a MPE Engenharia e Serviços S.A) por mais 180 dias, ou seja, com novo término previsto para 1 de junho de 2023.

Já o governador do Rio, Cláudio Castro, disse, em agenda nesta terça-feira (22), que a previsão de entrega do MIS é em janeiro de 2023, no início do verão.

A previsão inicial do Governo do Estado, até agosto deste ano, era de entrega para dezembro de 2022. 

O documento da pasta de Infraestrutura que pede a prorrogação das obras diz que apenas 14,02% dos serviços foram realizados. Esse valor é referente ao início do novo contrato, em dezembro de 2021. A Secretaria, porém, divulga outro porcentual: 82%. Questionada, ela respondeu que este último número seria correspondente ao andamento desde a primeira previsão de entrega, em 2014.

Para contextualizar, o início das obras com este novo contrato teve início no dia 8 de dezembro de 2021. A previsão de entrega do novo MIS era em 2014, para a Copa do Mundo. O que foi postergado para 2016, nas Olimpíadas, até chegar à nova previsão: inicialmente em 2022 e, agora, em 2023.

Para os moradores de Copacabana, o atraso não é surpresa. De acordo com Andréa Augusto, os quem vive no bairro já imaginava que o museu não seria entregue em dezembro deste ano.

A estrutura externa ainda precisa ser concluída, assim como o piso, que ainda está terroso. Além disso, a parte interna está com materiais de construção e tubos de ar condicionado a serem instalados, e o acervo ainda não foi colocado. 

O novo Museu da Imagem e do Som vai ter oito andares, sendo o primeiro piso uma livraria e uma cafeteria. O local também vai ter um restaurante com vista para a praia de Copacabana e um cinema a céu aberto.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.