O Ministério Público Federal realiza nesta sexta-feira (13), às 13h30, uma audiência pública sobre a possível transferência da gestão dos hospitais federais do Rio de Janeiro para o Município. A sessão acontece na sede da Procuradoria da República no Rio e é aberta. A previsão de término é às 17h30.
O processo de municipalização já começou no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Até o início de outubro, a gestão da unidade ainda será compartilhada entre o Governo Federal e a Prefeitura do Rio. Mas a medida e a possível municipalização dos outros cincos hospitais federais têm gerado polêmica. Servidores de outras unidades chegaram a fazer protestos contra as mudanças na gestão.
A troca de responsabilidade no Hospital do Andaraí foi acordada após diversas denúncias de falta de insumos e profissionais nos hospitais federais no Rio. Nas últimas semanas, a BandNews FM também denunciou casos de assédio e agressão contra mulheres nas unidades. No total, o Ministério da Saúde investiga nove denúncias de atos sexuais irregulares nos seis hospitais.
A audiência pública é aberta ao público, com limitação da capacidade máxima do auditório. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada na data do evento. O evento também será transmitido no canal do MPF no Youtube.