O Ministério Público Federal instaurou um procedimento para analisar um pedido de reavaliação de casos arquivados de homicídios cometidos por policiais no Rio de Janeiro.
A solicitação partiu da Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado (Raave), que pede, em especial, a reanálise das ocorrências supervisionadas pelo delegado Rivaldo Barbosa. O ex-chefe da Polícia Civil está preso e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República como um dos envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Rivaldo deve responder pelo crime de homicídio.
Os coordenadores da Raave questionam quantos casos podem ter sido arquivados indevidamente, a partir da possível atuação ilegal de investigadores.
O pedido foi entregue ao procurador da República Eduardo Benones em uma reunião nesta segunda-feira (6), na sede do MPF no Rio de Janeiro.
Como primeira medida do procedimento, uma reunião com mães das vítimas da violência estatal foi marcada para o dia 15 deste mês.
A BandNews FM aguarda posicionamento da Polícia Civil.