O Ministério Público do Rio instaura inquérito civil para apurar as providências que estão sendo tomadas para prevenção e combate a incêndios na Baixada Fluminense.
Na última terça-feira (17), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu pediu informações aos municípios sobre focos de incêndio.
O MP quer que os municípios informem se possuem um Plano de Ação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, envolvendo o Corpo de Bombeiros, Inea, Instituto Chico Mendes e outras Defesas Civis Municipais.
O órgão também quer saber quantos focos de incêndios florestais foram registrados ao longo de 2024, quantos foram efetivamente controlados e se há estrutura adequada para atender a essas demandas.
Já a Defesa Civil Estadual deve prestar informações sobre Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri e Seropédica, áreas de atuação da 2ª Promotoria.
Quanto ao Inea e o Instituto Chico Mendes, o MP quer informações sobre o plano de contingência para incêndios florestais e um relatório sobre medidas adotadas para o Programa Fumaça Zero ao longo deste ano.