O Ministério Público denuncia dois policiais civis pela morte de duas pessoas durante operação no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, em maio de 2021. A ação, que terminou com 28 mortos, é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.
Amaury Godoy Maffra e Alexandre de Moura de Souza foram denunciados à Justiça pelo homicídio doloso de Richard Gabriel da Silva Ferreira e Isaac Pinheiro de Oliveira. Os dois também são acusados de fraude processual e de forjar o cenário do crime.
Na denúncia, o MPRJ solicitou ao 2º Tribunal do Júri da Capital o afastamento dos agentes das funções públicas, além da aplicação de medidas cautelares. Segundo a ação, o crime ocorreu quando os policiais entraram na residência onde Richard e Isaac estavam abrigados, após já terem sido baleados durante tiroteio.
Ainda de acordo com o documento, Amaury e Alexandre encurralaram as vítimas em um cômodo vazio e efetuaram diversos disparos. Segundo o órgão, com essa denúncia, a Força-Tarefa que investiga a operação encerra as atividades. Durante o período de um ano, foram ajuizadas outras duas denúncias e outros 10 Procedimentos de Investigação Criminal foram arquivados.
A reportagem da BandNews FM tenta contato com a defesa dos agentes.