Motoristas de diferentes regiões do estado do Rio relatam aumento no preço dos combustíveis. A mudança nos valores já estava sendo percebida na última semana de 2022. Após cinco quedas sucessivas, registradas pela ANP, o preço médio do litro da gasolina teve alta de 0,61% na última semana.
Com a virada do ano, o aumento foi percebido em todos os combustíveis. Nesta segunda-feira (2), os motoristas relataram alta de até R$ 0,70.
De acordo com fontes da BandNews FM, as distribuidoras realizaram aumento para os postos de combustíveis no domingo (1º) como forma de prevenção a um possível retorno da cobrança do PIS/ Cofins. No entanto, o Governo Federal manteve a isenção do imposto sobre os combustíveis.
O coordenador do Indice de Preços ao Consumidor do FGV IBRE, André Braz, explica que a mudança nos preços só deve acontecer se for autorizada previamente.
Procuradas, a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis e a Associação de Empresas de Postos de Serviços disseram que não comentam questões de preços de combustíveis.